SEJAM BEM VINDOS

Prezados amigos visitantes, sejam bem vindos ao espaço do conhecimento, aqui poderemos fazer intercâmbio, trocar experiências e informações, tudo relacionado ao Serviço Social do Brasil e do Mundo, nós, Miriã Bouças, Elisvânia Araújo, Neuza Conceição, Jucilene Lopes e Andréia Ramos indealizadoras dessa página interativa e acadêmicas do curso de Serviço Social da UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP EAD, temos o prazer em receber sua visita, sintam-se a vontade e não esqueçam de deixar seus comentários.



terça-feira, 13 de abril de 2010

POSTURA PROFISSIONAL: IDENTIDADE E PERFIL







Desenvolver um segmento contínuo de uma ação e formação profissional conhecendo o currículo do Serviço Social no cotidiano. Deve o profissional conhecer bem o seu código de ética para saber definir e atuar na contemporaneidade, a sua postura profissional, identidade pessoal e o seu perfil é algo único que deve ser só seu. Vamos falar um pouco sobre a Postura Profissional: É uma posição de um corpo, um aspecto fisionômico, uma qualidade consciente de sua conduta moral e profissional dentro do seu campo de atuação ou fora dele, porque a nossa postura é o modelo, nivelamento e aprimoramento na sua profissão, na postura do assistente social deve ser moderado os trajes, maquiagens, andar, sentar bem e o dialogar, é ridículo um profissional com roupas indecentes, uma maquiagem exagerada e a linguagem incorreta acompanhada de gírias. Precisamos atentar para estes aspectos a fim de não comprometermos a nossa postura profissional, devemos falar moderadamente para que sejamos entendidos e ser um profissional comprometido com o serviço, atentar sempre para resolver o que estiver dentro do seu código de ética quando alguém precisar do seu serviço.

Identidade

Caráter ou qualidade do que é pessoal individualidade consciente da pessoa. A identidade nasce com o individuo, mas sofre mudanças na contemporaneidade, a partir da atuação do assistente social ele vai descobrir novas experiências e sua identidade vai mudando, o profissional do serviço social atua em todas as áreas por isso ele tem um espaço privilegiado sendo esta a causa da mudança de sua identidade, que se dá por conta da sua atuação, ele deve ter uma visão das coisas que estão acontecendo, para começar formar os seus projetos para os acontecimentos futuros. A variação da identidade profissional não deve comprometer a sua carreira, para que não seja afetada a conduta moral, tudo que venha executar dependendo do seu parecer e do seu CRESS deve ser bem observado antes da assinatura, devendo estabelecer as normas e o seu código de ética profissional, o currículo profissional que é também a sua identidade deve-se observar as mudanças que constituem a sociedade e não podem ser analisadas individualmente. O Assistente Social não deve trabalhar sozinho e sim em conjunto, porque um depende do outro não podendo ficar isolados. Concluímos que: A identidade do profissional de assistência social requer uma qualificação que os tornem capazes de enfrentar, formular e identificar propostas de trabalho que venham resolver os problemas que mais afetam a sociedade.

Perfil do profissional

É um delineamento e traços característicos, um alinhamento de uma pessoa. São traços psicológicos e habilidades que torna as pessoas aptas para desenvolver determinados trabalhos e assumir um cargo de responsabilidade que vai desenvolver o assistente social. No perfil profissional uns desenvolvem melhor que outros por quê? Uns tem mais facilidade de se enquadrar dentro das exigências de uma empresa porque ele tem mais afinidade, é aquele que tem tudo a ver com a profissão em que exerce. Outros estão por estar, esse ai não tem perfil, não se enquadra e não preenche os requisitos de uma empresa. Por isso é necessário que o acadêmico no curso certo, na área de atuação correta porque o seu currículo é sua vida profissional. E depois não venha se arrepender da sua profissão. Exemplos citados = Uma pessoa que não tem afinidade com o público, que é tímido e não gosta de ver muita gente, o seu perfil não é assistente social, porque vamos lidar diretamente com o público e o alvo do assistente é o “homem”. Nos monumentos da história o perfil sofre mudanças mais se tiver um entrosamento em várias áreas desenvolverá melhor suas atividades. Concluímos que: O perfil e a identidade são importantes na grade curricular para o profissional fazer uma carreira brilhante no seu âmbito de trabalho que seja satisfatória para você como profissional e também para a sociedade que você vai prestar os seus serviços.


Publicado por:Neuza da Silva Conceição

Acadêmica do Curso Serviço Social

Anhanguera - UNIDERP



Nenhum comentário:

Postar um comentário